terça-feira, 24 de junho de 2008

"Jornalismo" de sarjeta



por Eduardo Guimarães


Dos três maiores jornais do país (Folha, Globo e Estado), só a Folha não deu na primeira página a notícia sobre estudo do Ipea que mostra que a desigualdade caiu, nos cinco anos do governo Lula, como não caía havia décadas.

Esse jornal publicou hoje matéria sobre o assunto em seu caderno de economia com uma manchete cifrada que parece trazer uma má notícia em vez de uma notícia boa: "Desigualdade só muda de patamar em 2016".

Como assim? A desigualdade, que durante a era do predileto da Folha, FHC, permaneceu intocada, teve uma queda mais do que consistente no governo Lula. Como é que só mudará de patamar em 2016 se o estudo mostra que mudou, e bem, de patamar?

Jornalismo de verdade é dar ao público a notícia limpa, sem vieses ou espertezas, para lhe dar condições de formar sua opinião estando de posse apenas dos fatos, evitando sempre dirigir o consumidor de informação para lá ou para cá.

A informação, desta vez, era a de que, pela primeira vez em décadas e décadas, os mais pobres tiveram crescimento de renda muito maior do que os mais ricos, num processo inverso ao que produziu a desigualdade impressionante em que ainda chafurda o Brasil

A Folha pode esconder a informação, deturpá-la, pode tentar enganar a sociedade, mas a melhora de vida é sentida pelos favorecidos por ela. Nenhuma manipulação mudará o fato.

Por último, nesse fato que a mídia minimizou ou escondeu é que reside a resistência da elite branca e golpista ao governo Lula. Nesse governo que a mídia diz que favorece “banqueiros”, quem está ganhando mesmo são os mais pobres.

Fonte: Blog Cidadania.com

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: