terça-feira, 24 de junho de 2008

Federação: Lei do álcool zero é "rigor excessivo"



por Diego Salmen

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 38 pessoas foram presas no último fim de semana, em todo o país, por excederem o limite de álcool no sangue ao dirigir. Elas foram autuadas já sob a nova lei 11.705, que endurece a punição contra motoristas embriagados.

Na prática, a nova legislação, sancionada pelo presidente Lula em 16 de junho, impede a ingestão de qualquer quantidade de álcool antes de pegar no volante. Um copo de chopp já é suficiente para atingir os limites estipulados pela nova lei.

A medida, que entrou em vigor na sexta-feira, 20, contém em si um "rigor excessivo", critica Norton Lenhart, presidente da Federação Nacional de Bares, Restaurantes e Similares.

- Beber socialmente terminou para o motorista - diz.

O motorista que for pego embriagado pelo teste do bafômetro tem a habilitação suspensa por um ano, além de pagar multa de R$ 955. Em caso de acidente envolvendo morte, quem estiver ao volante responderá por crime doloso, ou seja, quando há intenção de matar.

Para Lenhart, será "muito difícil" cumprir a nova lei. Ele recorre à sociologia para justificar sua avaliação, e diz que não se pode "mudar radicalmente os hábitos e costumes de uma população". A federação estuda recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a legislação.

- Nós perdemos a oportunidade de começar com uma lei gradual e que testasse a responsabilidade do povo brasileiro. De uma hora para outra, de sopetão, é muito complicado - afirma.

Fonte: Terra Magazine

Meu comentário:

Acho essa lei um avanço. Porque já vi, na estrada, às dez da manhã, um caminhoneiro chegar no balcão tremendo e pedir duas doses de conhaque. Praticamente todos os meus amigos, e eu me incluo nessa estatística também, bebem e depois pegam o volante. Temos que nos conscientizar que um carro é uma arma e dirigir sob efeito de álcool e drogas faz com que nos achemos onipotentes, imunes ao erro. E um erro, nesse caso, significa um linha tênue entre a vida, o politraumatismo e a morte. Esse cara aí em cima só está pensando numa coisa: lucro!


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho um erro absurdo, o problema esta em que os bons pagem pelos maus, como podemos comparar uma pessoa que bebeu 1 litro de uisque com que bebeu 1 copo de choop. Como alguem pode estar embriagado depois de quatro ou cinco horas, pela nova lei o resíduo é considerado crime.
Cheirar cocaina e fumar maconha é menos criminoso do q um cidadão que bebe moderadamente na cidade.
Acabou confraternizações, festinhas e tudo mais... Isso é uma lei para gringo não para nosso pais.
Alexsandro Castro
Alexsandro.castros@hotmail.com