quinta-feira, 26 de junho de 2008

Equador rompe relações com a Colômbia por tempo indefinido

do site Vermelho

O Equador "postergou indefinidamente o restabelecimento" de relações diplomáticas com a Colômbia, disse nesta quarta-feira (25) o presidente do país, Rafael Correa, afirmando também que as relações serão retomadas "assim que houver um governo decente com o qual tratar".

"O Equador não aceita" a decisão do governo do presidente colombiano Álvaro Uribe de adiar a retomada das relações, disse Correa, por isso "o Equador adia indefinidamente essa retomada".

"Vocês adiam o restabelecimento das relações bilaterais, nós as cancelamos indefinidamente até que haja um governo decente com o qual tratar", reafirmou Correa, em discurso proferido durante um evento na cidade costeira de Manta.

O presidente também afirmou que o Equador poderá repensar a decisão de não retomar as relações entre os dois países, mas apenas quando a Colômbia tiver um presidente "com vontade de paz". O presidente do Equador acrescentou que não tem nada a tratar com "um governo com tanta falta de credibilidade, que engana em cada comentário, que pensa tão somente em bombas e metralhadoras, que não entende sequer o que é a elementar lealdade para países irmãos".

O Equador rompeu relações com a Colômbia após o ataque do exército colombiano às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em território equatoriano, no dia 1º de março, durante o qual morreram 26 pessoas, entre elas Raul Reyes, número dois da guerrilha. Desde então, houve algumas tentativas de reaproximação, sem nenhum efeito prático

Fonte: Ansa Latina e Vermelho


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: